Memória

Aarnoud Rommens
Argentina
CAMOUFLAGE COMICS_dirty war images
Data de criação: 2005
http://www.camouflagecomics.com/flash.php
O site visa produzir reflexões sobre a interação entre a arte, a ditadura e os direitos humanos com foco no legado argentino “Guerra Suja” (1976-83) tanto na forma de material verbal e visual da arte (principalmente quadrinhos). A página contém uma discussão-blog onde esses assuntos podem ser exploradas na sua totalidade, a fim de gerar novos visuais / ensaios e insights - e não especificamente relacionados com o "caso" da Argentina, mas abrangendo um amplo leque de temas, variando de quadrinhos a censura (restringido) práticas artísticas, direitos humanos, a institucionalização da memória.

Agged Simões e Marcus Nascimento
Brasil
EGO LEGO LOGO
http://www.fcs.mg.gov.br/ego (Página atualmente indisponível)
O site em Flash é um percurso pela anatomia cerebral de maneira lúdica e científica. Trazendo citações de escritores, desenhos e por vezes dados científicos, o trabalho tem foco neste órgão do corpo responsável pelo campo das idéias. O trabalho possui imagens do cérebro e pontos (como hipotálamo e claustro) sobre os quais o internauta pode clicar, sendo direcionado para esse diretório que possui desenhos e/ou textos relacionados ao funcionamento desta área no cérebro.

Alvar C.H. Freude e Dragan Espenschied
Alemanha
ASSOZIATIONS-BLASTER
Data de criação: 1999
http://www.a-blast.org/
O trabalho trata-se de um texto interativo composto de links que funcionam a partir de um sistema de busca. O internauta pode escolher uma palavra escrita e clicar no seu link ou mesmo digitar uma nova palavra. Cada palavra chave tem um hiperlink para uma frase ou um conjunto de frases, que por sua vez possui várias outras palavras com hiperlinks para outras frases, todas criadas pelos usuários.

Amy Balkin, Kim Stringfellow e Tim Halbur
EUA
INVISIBLE-5
Data de criação: 2006
http://www.invisible5.org/
O trabalho faz um apanhado histórico de problemas ambientais na região de fronteira entre San Francisco e Los Angeles. São coletados depoimentos em áudio de pessoas envolvidas com questões de justiça ambiental (sejam como espectadores, sejam como ativistas). O site disponibiliza os depoimentos em mp3, com nome, fotos e um mapa de cada região. O trabalho funciona como um museu sonoro sobre o tema de justiça ambiental, onde as histórias são relatos pessoais que ganham maior tom de veracidade, fugindo da mídia tradicional e trazendo um aspecto mais humano aos fatos.

Ana Amorim
Brasil
CARTAS AO SISTEMA DA ARTE
Data de criação: 2001
http://questoes.blogs.com/cartas_ao_sistema_de_arte/
O blog da artista Ana Amorim trata-se de uma introdução em seu campo de idéias e objeções com um viés um tanto político sobre o mundo da arte. Intitulada com o nome de projeto performance, o blog é um apanhado de discussões sobre temas que a artista acha importante e de cartas (na integra) que ela envia aos atores do sistema das artes. Além de textos, o blog possui fotos, vídeos e espaço para comentários onde o público pode interagir com a artista. Possui também email para contato.

Andamio Contíguo
Argentina
NUNCA MÁS
Data de criação: 2003
http://www.freewebs.com/andamiocontiguo/nuncamas/
Este site apresenta, de um a um, os nomes das 145 mulheres desaparecidas na Argentina durante a última ditadura militar e a respectiva fotografia ao lado. Enquanto os nomes passam, um contador fica rolando até chegar ao número estimado de desaparecidas.  O interessante é que a página inicial (home) aparece apenas ao final da apresentação.

Andreas Matt, Gaston Silberman, Hans Woppmann, Ingrid Rankl e Santiago Bardotti
Áustria, Argentina, Áustria, Alemanha e Argentina
CANCHAS
http://www.canchas.org/
O projeto consiste num mapeamento de campos de futebol espontâneos que surgem nas cidades e que são utilizados pela população em geral. A ideia é que qualquer pessoa se cadastre e envie uma foto anexada a um texto descrevendo um pouco sobre o local onde se localiza o campo e sobre as pessoas que utilizam e vivem ao redor deste campo. As quadras de futebol são divididas em galerias de acordo com a foto que foi enviada ou tema da descrição. O trabalho esteve participando de ações na EuroCopa de 2008 e na Copa do Mundo de Futebol na África do Sul em 2010.

Andrei Thomaz
Brasil
CUBOS DE COR
Data de criação: 2007
http://www.rgbdesigndigital.com.br/atravesdoespelho/color_cubes/
(Página atualmente indisponível)
O trabalho é um labirinto onde a cada passo dado entramos em um cubo. De diversas cores, os cubos informam sua cor relativa ao cubo anterior (ex.15% mais rosa) e na lacuna o espectador digita a direção que deve tomar. O jogo estimula a memória traçando um mapa mental do caminho já feito.

Antoni Abad
Espanha
Megafone
Data de criação: 2004
http://www.zexe.net/
Antoni Abad realiza um trabalho emprestando celulares com máquina fotográfica a grupos que sofrem algum tipo discriminação para que estes documentem seu dia-a-dia. A abordagem se dá localizando um grupo e entrando em contato com eles por meio de seminários ou grupos de trabalho. A internet funciona como uma plataforma de disseminação dessas informações e como banco de dados do projeto. O projeto se divide em canais para cada grupo. No caso das garotas de programa em Madrid, temos o canal que se chama Invisible e este mostra fotos tiradas pelas integrantes do grupo trabalhado.

Antoni Muntadas
Espanha
FILE ROOM
Data de criação: 2001
http://www.thefileroom.org/
O trabalho de Antoni Muntadas funciona como uma ação ao arquivar todos os casos de censura. O projeto aceita novos casos dados pelo internauta criando assim um banco de dados interativo. A página possui subdivisões de casos como locais do mundo, datas, assuntos (literatura, artes) e meios. Cada caso possui dados como local, data, órgão ou pessoa que realizou a censura, descrição, e ocasionalmente fotos. O site também possui um sistema facilitador de busca por palavras-chave. 

Arquive Team e Richard Vijgen
DELECTED CITY
Data de criação: 2009
http://deletedcity.net/
O Geocities, site que funcionava como provedor de hospedagem gratuito de páginas da internet, seguiu online por cerca de dez anos. Em 2009 foi extinguido juntamente com todas informações que armazenava. Delected City é descrito como a Pompéia Digital. O trabalho é um grande arquivo de sites e informações que antes estavam disponíveis na internet e em dado momento deixaram de existir. Um grupo de pessoas, identificados como “Arquive Team”, realizou um backup dos arquivos de Geocities.

Celso Reeks e Thiago Boud’hors
Brasil
SANCTU
Data de criação: 1998
http://www.distopia.com/sanctu/
Usando imagens tiradas de pinturas de Caravaggio, o site traz à tona a reflexão sobre o fim da sacralização da imagem ao transformá-las em imagens pixelizadas e em formato de ícones de computador. Nas primeiras páginas do site há a opção de escolher entre 6 ícones que são imagens coloridas de “santos”. Em cada imagem encontra-se a porta de entrada para um labirinto de composições coloridas e evocativas de santificação com a imagem principal.

Chris Morton e Paul Cherry
GOOGLISM
Data de criação: 2002
http://www.googlism.com
Googlism é um trabalho que utiliza a memória do portal Google para transformar em informação associada à palavra escolhida pelo internauta. No site é dito que através deste descobriremos o que o Google pensa sobre os mais variados assuntos sendo que os resultados são produtos de buscas no tema escolhido. Os dados fornecidos pelo site são de 2004 e não são atualizados em vista de que o Google mudou sua configuração para que esta comunicação não seja mais possível.

Collective Spark
MY 50 (coisas que eu quero realizar em minha vida)
Data de criação: 2002
http://www.my50.com/
My50 é um site no qual o internauta pode fazer uma lista de coisas a fazer antes de morrer - as suas ambições de vida, objetivos e metas. Além da lista de coisas a fazer, ele pode listar suas realizações e construir uma história de sucessos. Se o usuários fizer de sua lista, pública, ele poderá compartilhar com outros leitores.

Corpo cósmico (grupo de performance)
Brasil
OBJETOS DE MEMÓRIA
http://br.geocities.com/proflucio/sandra.htm
(Página atualmente indisponível)
O site apresenta ao espectador objetos de memória das integrantes do grupo de performance Corpo Cósmico. São ursos de pelúcia escaneados, óculos, lentes de contato, flyer de peça de teatro, desenhos de criança e assim por diante. Despretensioso e infantil, essa página aponta as particularidades de cada um além de dar ao observador um grau de intimidade com os integrantes

Eva e Franco Mattes, casal 0100101110101101
Espanha
VATICANO
Data de criação: 1998
http://0100101110101101.org/home/vaticano.org/spoof/index.html
(Página atualmente indisponível)
A ação que deu origem ao site ficou na história como o primeiro golpe da Internet. Por mais de 24 horas, os artistas 0100101110101101 da web tiveram posses do órgão oficial de informação do Estado do Vaticano, ou a Santa Sé. Esses artistas compraram o vaticano.org (nome de domínio apontando para um servidor brasileiro), onde já foi criado um site enorme esteticamente idêntico ao oficial (www.vatican.va). A partir do momento em que Vaticano.org é aberto, um fluxo enorme de visitantes é direcionado para o site falso. Há mais de um ano o site da paródia atingiu mais de 4 milhões de acessos.

Gandha Key
Reino Unido
THE HOUSE OF MEMORIES
Data de criação: 2006
www.zyarts.com/houseofmemories
Este projeto convida o internauta a apresentar as suas memórias - que podem ser de qualquer coisa pelo qual o mesmo se interesse: memórias de um lugar, viagem, história, poesia, momento especial de imagem, pessoa, objeto, etc. É possível enviar fotografias, envelope, cartão postal, colagem, carta, objeto por e-mail ou correio. Ao enviar o item, contudo, é preciso mencionar qual é a memória ou a importância referente. Há uma lista com os contribuintes, seus respectivos países, cidades e materiais enviados.

GoodPlanet foundation
França
7 BILLION OTHERS
Data de criação: 2003
http://www.7billionothers.org/


Os artistas lançaram em 2003 o projeto “7 bilhões dos Outros”, em que 5000 entrevistas foram filmadas em 75 países por 6 diretores que saíram ao encontro de diferentes pessoas do mundo. De pescadores brasileiros ao boticário chinês, do artista alemão a agricultores afegãos, todos responderam as mesmas perguntas sobre seus medos, seus sonhos, suas experiências, suas esperanças. Foram quarenta questões essenciais para descobrir o que nos separa e o que nos une, que podem ser visualizadas através de retratos da humanidade de hoje acessíveis no site.

Gustavo Romano
Argentina
GLORIA Y HONOR
Data de criação: 2008
http://www.findelmundo.com.ar/gloriayhonor
Gustavo Romano criou um site que aparentemente é um fotolog comum mostrando bandeiras da Argentina exibidas em diversos locais, públicos ou não. No entanto, ao acessar o link “acerca do projeto”, ele modifica o olhar sobre as imagens. Ali a página destaca detalhes da legislação argentina no ano de 1978, tratando do manejo que se deve ter e da exposição da bandeira nacional. Assim, explica-se bem a ironia do autor ao eleger o nome do fotolog.

TIME NOTES HOUSE
Data de criação: 2004
http://www.timenoteshouse.org/
O site implementa um novo sistema monetário que, ao invés das convenções monetárias baseadas na acumulação de capital, utiliza unidades temporais como minutos, dias e anos. O site oferece “serviços” como oficinas de reintegração de tempo perdido e empréstimo de tempo, além de uma página de notícias sobre economia temporal. O internauta pode interagir com o site escrevendo a respeito do tempo que o mesmo perdeu e o que poderia fazer com ele para assim pedir um empréstimo de tempo. 

IP POETRY
Data de criação: 2006-2013
http://ip-poetry.findelmundo.com.ar/


A obra consiste na construção de poesia a partir da busca, em tempo real, de palavras na rede. Os textos encontrados se convertem em sons que a imagem de uma boca na tela vai transmitindo. O internauta pode participar ativamente da obra fazendo um registro e se cadastrando no site. É possível visualizar os textos já criados, em texto gráfico ou áudio, e acessar as mostras já realizadas com o trabalho.

Kanarinka
EUA
THE ANALYSIS OF INFINITELY SMALL THINGS
Data de criação: 2004
http://www.ikatun.com/k/infinitelysmallthings/
(Página atualmente indisponível)
Quais coisas são tão infinitamente pequenas que não nos damos conta de sua existência? Com esta pergunta o trabalho The Analysis of Infinitely Small Things tem a missão de guardar e catalogar coisas pequenas de todo o mundo. Contando com a ajuda do internauta, que pode baixar um kit de pesquisa possuindo tarefas e uma ficha para coleta e de amostras, o trabalho proporciona questionamentos ao sentimento de universalidade e globalização; reflete sobre o caráter humano de estudar e ordenar o mundo, tornando público algo tão particular quanto um fio de cabelo.

Kennedy James, conhecida também como Jimmy Owenns
EUA/França
PHOTOGRAPHIC DIARY
Data de criação: 2001-2002
http://www.photographic-diary.com/ (Página atualmente indisponível)
Photographic diary é um trabalho de net art interativo que apresenta ao espectador o diário de uma pessoa durante um ano. A página do caderno virtual é o plano de fundo para fotografias e pensamentos escritos que aparecem de acordo com os dias escolhidos. Ao passar o mouse sobre as fotos, muitas destas tornam-se animações com o tema da figura. É um trabalho audacioso no sentido da quebra da privacidade artista-público e plasticamente bem elaborado e intimista.

Marc Voge e Young-Hae Chang
Coréia do Sul
YOUNG-HAE CHANG HEAVY INDUSTRIES
Data de criação: 2001
http://www.yhchang.com/
Trata-se do site do coletivo de web art Young-Hae Chang Heavy Industries, composto pelos artistas Young-Hae Chang (artista coreano com PHD em estética) e Marc Voge (poeta americano que mora em Seul). A página possui mais de 20 links para os trabalhos da dupla que são apresentações de textos com as letras animadas, que aparecem e desaparecem da tela no ritmo de jazz. Os textos são histórias dinâmicas e por vezes ácidas como o "Cunnilingus in North Korea”, uma crítica ao ditador coreano Kim Jong. 

Marcos Salazar Delfin e Mingo Garcia Arjona
Venezuela
PERMISO DE VIAJE
http://www.iuesapar.net/galeria/permisodeviaje.html
Depois de entrar pela página principal, o internauta depara-se com um passaporte com diversos números, cada número remete a um aluno (artista) que apresenta imagens de objetos de memória relacionados a viagem e textos de identificação e o pensamento de cada um sobre viagens realizadas, criando uma memória e uma poética através de um passaporte venezuelano, no caso.

Marcus Bastos
Brasil
CIRCULAR
Data de criação: 2004
http://pfebril.net/circ_lular/indexpop.html (Página atualmente indisponível)
Ao entrar no site, o usuário depara-se com uma mesa de mixagem na qual ele pode mixar imagens, vídeos, sons e música. As imagens e sons são de uma familiaridade recente dos anos 80 e 90. O trabalho funciona da interação com o usuário, resgatando essa memória recente. Cir-cular é de fácil acesso e permite que o internauta tenha uma verdadeira experiência DIY (Do It Yourself) ao disponibilizar imagens icônicas como, por exemplo, a de Jimmy Hendrix junto com outras imagens midiáticas. O resultado é infinitas possibilidades em vídeos feitos pelos próprios interatores. (http://blog.premiosergiomotta.org.br/category/webart/) Página também não disponível atualmente.

Maria Cristina Castilhos Costa
Brasil
AS NARRATIVAS EM MÍDIAS ELETRÔNICAS
Data de criação: 2002
http://www.eca.usp.br/narrativas/intro/intro  (Página atualmente indisponível)
O projeto visa estudar como se processam as narrativas criadas na internet. O site subdivide-se em quatro partes. Uma delas é a história do desaparecimento do personagem Théo que, por meio de uma sequência de pistas, o internauta é instigado a participar da investigação, dando sua contribuição na interpretação dos fatos. Outra narrativa consiste em apresentar personagens e suas descrições e propor ao internauta um encontro destes em locais públicos da cidade de São Paulo. O site utiliza imagens e sons para dar dramaticidade para a narrativa.

Marina Zerbarini
Argentina
TEJIDO DE MEMORIA
Data de criação: 2003
http://www.marina-zerbarini.com.ar/tejido/dememoria.html
Esta é uma obra selecionada pelo Programa Conectar Igualdad, do ministério da educação argentino. É um trabalho que aborda temas como desigualdade social, direitos humanos, pobreza e memória através do tempo e da história argentina. Com os ícones ícones, que aparecem em todas as sessões, é possível acessar vídeos, quadros estatísticos, textos ou imagens que tratam dos temas ou fatos históricos em questão. A ideia do trabalho é funcionar como uma forma de “tecer a memória” coletiva dos argentinos.

Martha Cruz Gabriel
Brasil
MOSAICO DE VOZES
Data de criação: 2005
http://www.mosaicodevozes.com.br (Página atualmente indisponível)
O site traz um mosaico colorido de pastilhas que imitam a imagem de pixel. Ao clicar na pastilha, o internauta ouve um som criado por outro usuário que deixa sua mensagem gravada na pastilha através de uma ligação telefônica. A página funciona como banco de dados que guarda sons criados por pessoas que tiveram acesso ao trabalho.

Martha Cruz Gabriel e Silvia Laurentiz
Brasil
COMMUNITY OF WORDS
Data de criação: 1997
http://www.ociocriativo.com.br/laurentiz/ (Página atualmente indisponível)
O site propõe ao usuário a criação de poemas e palavras que integrarão um espaço virtual 3d repleto de poemas. O ambiente virtual onde ficam armazenadas as palavras pode ser navegado por meio de cliques diretamente sobre este espaço ou por um sistema de busca localizado abaixo da janela.

Michael Mandiberg
EUA
AFTER SHERRIE LEVINE
Data de criação: 2011
http://aftersherrielevine.com/
Em 1936, Walker Evans fotografou a família Burroughs, uma família de meeiros na era da Depressão no Alabama. Em 1979, Sherrie Levine refotografou as fotografias de Walker Evans para o catálogo da exposição “Primeira e Última". Em 2001, Michael Mandiberg digitalizou estas mesmas fotografias, e criou AfterWalkerEvans.com e AfterSherrieLevine.com para facilitar sua divulgação como um comentário sobre como chegamos a conhecer informação na era digital em expansão.

OIL STANDARD
Data de criação: 2011
http://turbulence.org/Works/oilstandard/


O trabalho oferece ao internauta a possibilidade de instalar um plug-in que converte, automaticamente, qualquer preço em dólares americanos, de qualquer produto que se acesse pela internet, para um valor em barris de petróleo. Evidencia-se assim como o custo do petróleo flutua na bolsa de commodities, fazendo os preços subirem e caírem em tempo real.

Olia Lialina
Rússia
MY BOYFRIEND CAME BACK FROM THE WAR
Data de criação: 1996
http://www.teleportacia.org/war/war.html
My Boyfriend Came Back From War conta a história de dois amantes que se reúnem após um conflito militar. A não linearidade narrativa é o meio de linguagem pelo qual a história se constrói. Clicando nos links com texto, o usuário vê novas grades abrirem-se sob o fundo preto do site. Independente da ordem pela qual é contada a história, o espectador experimenta uma história passional repleta de imagens e ao passar pelos links vai alinhavando mentalmente o enredo, achando por fim o sentido do texto.

ANIMATED GIFS TIMELINE
Data de criação: 2012
http://contemporary-home-computing.org/GIF-Timeline/

O site apresenta em duas versões, a oficial e a alternativa, três gifs antigos e famosos de mulheres em poses sensuais. Serve como uma resposta jocosa ao documentário http://video.pbs.org/video/2207348428. Neste vídeo, informações equivocadas sobre o nascimento do gif e o que faz de uma imagem ser um são apresentadas. Olia Lialina, além de criar a página com os gifs, ainda responde em forma de texto, dando as corretas datas e motivos, apresentados no site http://art.teleportacia.org/observation/GIF-as-medium/.

On Kawara
Japão
I AM STILL ALIVE
Data de criação: 1970 - 2009
https://twitter.com/On_Kawara
On Kawara, artista conceitual radicado em Nova Iorque desde 1965, morreu dia 10 de Setembro de 2014, aos 81 anos. Nos anos 1970, passou a enviar para amigos, marchands e galeristas uma série de telegramas com a frase I am still alive (eu ainda estou vivo, em tradução livre). Assim como os postais enviados para John Baldessari com a frase I GOT UP AT (eu acordei às... em tradução livre) e um horário matinal, sempre entre 7 e 9h. No início de 2009, a conta @On_Kawara foi criada no twitter e desde então, todos os dias o tweet I am still alive #art é postado. Acredita-se que seja um bot (uma aplicação de software concebido para simular ações humanas repetidas) que faça as postagem, pois mesmo depois da morte do artista, os tweets continuam todos os dias, repetidamente afirmando a vida de On Kawara.

Sem autor declarado
Brasil
DRÖMMA DREAMING LOGGER
Data de criação: 2005
http://dromma.org
Drömma reúne relatos de sonhos. Existe uma lista deles que pode ser ampliada pelo internauta. É solicitado título, data e nome do autor, o e-mail para contato é opcional. Além disso, há uma lista dos sonhadores, uma página de poesia concreta e outra página em que é possível pesquisar sonhos postados no site de maneira aleatória.

Yugo Nakamura
Japão
YOU ARE BEAUTIFUL
Data de criação: 2003
http://www.you-are-beautiful.com
O site documenta a repercussão da frase “you are beautiful”. Com o intuito de repassar pelo mundo esta frase, podemos ver ela afixada em diversos lugares por pessoas dos mais variados pontos do mundo. Relativizando a questão do belo e da auto-estima do publico da obra, o projeto dialoga também com a intervenção urbana. Pelo site é possível fazer um pedido de adesivos, que os realizadores disponibilizam ao público além de arquivos em pdf para serem impressos. Aqui o trabalho se mostra interativo e o resultado final da obra é o internauta/cidadão que faz postando a foto de sua intervenção.

Aaron Koblin
THE WILDERNESS DOWNTOWN

Data de criação: 2010 
http://www.thewildernessdowntown.com/

Wilderness Downtown é uma interação entre Aaron Koblin, Chris Milk e a banda canadense Arcade Fire. O visitante é convidado a informar o endereço de onde nasceu ou passou a infância. O videoclipe inicia com um personagem que se desloca em um cenário gerado pelo Google Earth a partir do endereço fornecido pelo usuário. A trajetória do personagem acompanha a narrativa da música do clipe.

THIS EXQUISITE FOREST
Data de criação: 2012
http://www.exquisiteforest.com/concept

This Exquisite Forest é um projeto de arte colaborativo que permite aos usuários criar, a partir das folhas da árvore, pequenas animações que constroem umas às outras, conforme exploram um tema específico. O resultado é uma coleção de narrativas que se assemelham às ramificações de uma árvore.

THE JOHNNY CASH PROJECT
Data de criação: 2012
http://www.thejohnnycashproject.com

A ideia é criar de forma coletiva um novo vídeo-clipe para a música Ain’t No Grave”. O visitante escolhe uma entre três imagens oferecidas do clipe e desenha por cima dela. Ao terminar, envia o trabalho e, se é selecionado, passa a constituir um conjunto de frames, que formam um novo clipe, em stop motion. Requer o uso de Adobe Flash Player 10.0.0 ou mais recente.





Barbara Bloom
EUA
HALF FULL HALF EMPTY
Data de criação: 2008
http://65.181.178.190/bloom/VA.html (Página atualmente indisponível)
Trabalho de web arte em forma de vídeo onde os protagonistas são objetos dispostos sobre uma mesa onde se mexem ao passar do tempo. Na página, é reproduzida uma conversa entre um homem e uma mulher que refletem sobre o passado e fazem um jogo de adivinhação para que o homem descubra o que há dentro da caixa. Para as vozes, há a opção de modificar os tempos para passado (a voz passa a ser de crianças) e para o futuro (a voz passa a ser de dois idosos). 

Bruno Favaretto, Fernando Velázquez e Francisco Lapetina
Brasil, Uruguai e Brasil
YOUR LIFE, OUR MOVIE
Data de criação: 2008
http://www.yourlifeourmovie.org/net
O trabalho trata-se de uma interpretação visual e sonora de uma palavra digitada pelo internauta. Ao entrar no site, o usuário poderá visualizar uma caixa de texto com instruções para digitar uma palavra. Ao fazer isso, um vídeo com imagens que remetem a palavra escolhida é reproduzido com uma música acompanhando. As imagens são captadas do site Flickr, através de um sistema de busca.
O projeto Your Life Our Movie foi o primeiro prêmio da categoria Lenguajes, Ceros y Unos do festival espanhol 2008 Culturas . 

Daniel Craig Giffen
EUA
LUNKY
Data de criação: 2002
http://www.lunky.com/
O trabalho funciona como um banco de dados de viagens feitas de bicicleta pelo autor de bicicleta e outros meios de transporte. Ao navegar pelo site podemos observar fotografias, textos e mapas de cada local onde o artista parou ou apenas passou. A obra possui um projeto paralelo que se chama humanclock.com, no qual o artista fotografa pessoas segurando um determinado horário. Essas fotos aparecem sincronizadas com o relógio do computador do usuário. Se acessas às 21h, as fotos que aparecerão serão de pessoas com essa hora. 

Daniel Sêda
Brasil
STULTIFERA NAVIS
Data de criação: 1999
http://navis.performancia.com.br/


O site conta a história do personagem fictício Random Mutt (um alquimista da idade média) por meio da linguagem digital, com textos e imagens da época. A página possui um esquema de navegação parecido com o da Lands Beyond e usa caracteres como alicerce para criar efeitos pictóricos. O texto que lemos no site nos causa a estranheza característica de textos antigos, dando ao espectador a ambiência da idade média, desde as fontes escolhidas para as letras, até as ilustrações dos textos. Há uma seqüência semelhante ao My Boyfriend Came Back From War, onde a ordem que é dada a história depende das escolhas do espectador.

Douglas Cape, Giles Perring, James Waite e John Cayley
Inglaterra
WHAT WE WILL
Data de criação: 2003
http://www.z360.com/what/
 
O site 'What We Will' fornece ao usuário panoramas fotográficos com uma configuração interativa e associada a Soundscapes: fonética e musical em estéreo. Ele apresenta histórias associadas a personagens que correm em torno de locais da cidade de Londres – hotspots ligados dão acesso a outros panoramas relacionados e secretos. As panorâmicas saltam automaticamente para panoramas adicionais. O relógio da catedral de San Paul muda-se para corrigir o tempo.

Dragan Espenschied e Olia Lialina
Rússia/Alemanha
ONCE UPON
Data de criação: 2011
http://1x-upon.com/
























Once Upon recria as três maiores redes sociais da contemporaneidade (Google+, YouTube e Facebook) com a tecnologia e espírito dos anos 1997, de acordo com a memória dos artistas. Na página inicial, encontram-se três computadores antigos com o layout de cada site recriado. Descendo a barra de rolagem, vemos os logos dos sites e um botão para acessar cada um deles. Ao clicar em qualquer um, é possível interagir na rede, como, por exemplo, trocando a foto do perfil e postando uma mensagem. Entretanto, as modificações dos perfis ficam salvas somente no computador de quem as realizou, ou seja, os outros usuários não as verão.

Fiction module of the Online MA in Creative Writing and New Media
FRAGMENTS OF DISTANCE
Data de criação: 2010
http://www.jaka.org/2010/fragments-of-distances/
Fragments of Distance é uma pequena história que acontece por meio de um diálogo entre personagem 1 e personagem 2. Eles se encontram em Ljubljana, capital da Eslovênia. Um deles é visitante naquela cidade, o outro é morador e nascido lá. O encontro das personagens se dá na busca de informações do visitante, sobre a cidade. A narrativa se desenrola por meio de imagens do Google Maps e de Google Earth, que acompanham o caminho das duas personagens e da história contada de um para o outro. 

Hans Bernhard
Áustria
GWEI
Data de criação: 2005
http://www.gwei.org/index.php
O trabalho é uma ação onde são feitas transações com o Google de uma forma hacktivista com o emblema “Google will eat itself”. O site possui uma série de diagramas explicativos ensinando como a industria de marketing em web sites funciona e como os autores pretendem ganhar as custas do próprio Google. Com um acordo com o Google (que qualquer site ou blog pode ter), o site hospeda propaganda do próprio Google e com o dinheiro que o Google paga, os artistas compram uma parte do Google, fazendo um sistema “autocanibalista” onde a missão é fazer o Google se autofagocitar.

Harrell Fletcher e Miranda July
EUA
LEARNING TO LOVE YOU MORE
Data de criação: 2002
http://www.learningtoloveyoumore.com/
O trabalho é uma obra interativa onde são propostas tarefas ao internauta que o estimulam a entrar em contato com diversas facetas de sua identidade. São conduzidas situações para vivenciar ídolos de um passado remoto em ambiente familiar. Despertando um lado positivo no público, a tarefa “faça um banner estimulante”, possui vários exemplos de formas de ver a vida. Os resultados são enviados ao site em forma de fotos, vídeos ou textos, criando um banco de dados diversificado com fragmentos criativos de vários lugares do mundo.

Jonathan Harris
COWBIRD
Data de criação: 2011
http://cowbird.com
Cowbird é um site de compartilhamento de histórias. Funciona como uma rede social feita para postar histórias pessoais. Essas histórias acompanham uma imagem, às vezes um som, às vezes um vídeo. Nas palavras de Harris, o Cowbird é uma “biblioteca pública da experiência humana”. Além disso, funciona como uma forma de jornalismo participativo, em que eventos que fazem parte da trajetória, do imaginário de muita gente (como por exemplo a guerra no Iraque) são retratados a partir de experiências particulares.

THE WHALE HUNT
Data de criação: 2007
http://thewhalehunt.org/
Durante sete dias Jonathan Harris fotografou uma viagem até Barrow (Alasca), comunidade autorizada à caça às baleias uma vez por ano, a fim de registrar este evento. Para isto programou a câmera de modo que captasse uma foto a cada cinco minutos, forjando uma pulsação fotográfica, inclusive enquanto dormia. Na página, visualiza-se uma infinidade de fotos em tamanho mínimo que forma uma imagem colorida. Ao passar o cursor pela imagem, as fotos tomam uma deformação que, ao clicar, começa a narrativa da viagem do ponto onde o internauta desejar. 

José Carlos Silvestre
Brasil
WHERE IN THE WORLD IS LOIRA DO BANHEIRO
Data de criação: 2009
http://bogotissimo.com/mapas/clarah.htm
O site é um mapa interativo dos lugares mal-assombrados da cidade de São Paulo. A ideia surgiu a partir de uma lembrança de uma história de terror ouvida na infância do autor, que mais adiante foi descobrir que era uma famosa lenda urbana. Para adicionar sua própria história, o internauta deve clicar duas vezes no lugar do mapa onde gostaria de fazer a marcação. 

Joseph Brugger
EUA
THE SPIRIT PROJECT
http://www.the-spirit-project.com/ (Página atualmente indisponível)
O site apresenta fotografias dos familiares dos assassinados recentemente na cidade do amor fraterno (City of Brotherly Love), na Filadélfia, EUA - mais especificamente, aqueles que foram mortos pela violência armada, durante um ano civil (1º de outubro de 2006 - 30 de setembro de 2007). Em 2006, houve 406 homicídios oficiais na Filadélfia. Em 2007, havia 392. O objetivo consiste em mostrar que essas mortes foram mais do que apenas dois minutos de notícia, que esses eventos mudaram muitas vidas e comunidades para sempre. 

Josh On
Nova Zelândia
THEY RULE!
Data de criação: 2001
http://theyrule.net/
O site faz um mapeamento de grandes corporações e seus donos baseado em dados coletados pelo criador dos próprios websites das empresas em questão. Estes dados não são atualizados, são de 2004. Na página, é evidenciada, por meio de gráficos que se abrem a cada clique do mouse, a grande família que é a indústria das corporações. 

Julia Christensen
EUA
BIG BOX REUSE
Data de criação: 2003
http://www.bigboxreuse.com/
Big Box Reuse é o site que acompanha o projeto da artista chamado WikiReuse. Neste projeto, Julia Christensen pesquisou grandes prédios de lojas de departamentos e supermercados espalhados pelo território norte-americano, que acabaram abandonados e revitalizados pelas comunidades. Pode-se visualizar no mapa as marcações de onde foram encontradas estas construções e, clicando nelas, abre uma página com fotos e um pequeno texto explicando o que era e o que passou a existir em tal construção. O trabalho ainda possibilita que qualquer pessoa envie um e-mail com informações de um lugar que ainda não foi mapeado pela artista para ser anexado ao banco de dados.

Leonardo Solaas
Argentina
DREAMLINES
Data de criação: 2005
http://solaas.com.ar/dreamlines/ (Página atualmente indisponível)
O site abre com uma lacuna onde palavras devem ser digitadas. Ao digitar a palavra e apertar em submit, o espectador pode ver imagens serem construídas com linhas formando uma pintura em movimento com as imagens que remetem à esta palavra. O sistema funciona a partir de uma busca desta palavra no Google Imagens, gerando múltiplas versões visuais para a pesquisa.

Lucas Bambozzi
Brasil
META4WALLS
Data de criação: 2000-2001
http://www.comum.com/diphusa/meta/
O artista desde 1999 colecionou o lixo eletrônico que recebeu sob a forma de SPAMs - mensagens não solicitadas. A partir disto, construiu um site com mensagens convidativas onde o internauta sente-se impelido a clicar. Ao clicar nas mensagens o usuário é direcionado às paginas e, após acessá-las, recebe mensagens desestimulantes como se o acesso feito teria sido algo ruim. Criando esta atmosfera, o artista possibilita ao espectador um contato maior com o submundo virtual estimulando o caráter voyer do surfista da rede.

YouTAG
http://www.youtag.org
O site funciona a partir de tags que são dadas pelo usuário e um sistema de catalogação e mixagem de vídeos. A partir de três tags, o site cria e armazena um vídeo que é geralmente a mistura de três vídeos interessantes. Documentando e explorando o caos deste meio de informação tão usado exaustivamente (a televisão) e incorporando a isto vídeos que só são encontrados na internet, este trabalho traz re-significações de sentidos ao misturar vídeos distintos, dando um panorama do mundo atual.

Lucia Leão
Brasil
AS MIL E UMA HISTÓRIAS
Data de criação: 2005
http://www.lucialeao.pro.br/asmileumahistorias/
Trata-se de um site em formato de blog que guarda histórias das mais diversas procedências. Possui palavras-chave que organizam as postagens e a possibilidade de cadastro para o usuário colocar histórias online. A página direciona também o post do usuário ao seu blog. Além de palavras, o internauta pode postar imagens.

HERMENETKA
Data de criação: 2005
http://lucialeao.pro.br/hermenetka/info_en.htm
Este site visualiza uma nova cartografia, composta por postagens de dados culturais por usuários da rede em todo o mundo. Poesias, músicas, imagens, sons, todos os tipos de materiais podem ser acrescentados nesse grande banco de dados que funciona como “zona de intercambio” cultural, com visualidade exclusiva de mapas plurais, que mudam conforme se acrescentam novos dados. Origem do projeto: www.sescsp.com.br/sesc/mediterraneo (Página atualmente indisponível)

Patricia Rydzok e Pedro Vitorino Oliveira
França
INSTANT MEMORY
Data de criação: 2004
http://www.panoplie.org/instant
A página é composta por uma série de mudanças de imagem-texto-som em torno de três temas: a guerra, a clonagem e a poluição. A obra consiste em uma confecção de malhas de uma mistura aleatória e dirigida, onde, depois de três cenas, o rastro de navegação aparece como um poema de três linhas sobre sua viagem. Se o experimento for realizado várias vezes, o internauta perceberá que as imagens são construídas aleatoriamente por sobreposição de várias camadas. A proposta tem em vista uma relação entre o que é mostrado nas fotos e o que as palavras dizem e a instalação aleatória introduz a incerteza que perturba gravemente a compreensão imediata.

Paula Levine
Canadá
SHADOWS FROM ANOTHER PLACE
Data de criação: 2004
http://paulalevine.banff.org/ (Página atualmente indisponível)
Este trabalho feito para a internet mostra uma série de mapas hipotéticos com minucioso detalhamento de armas e bombas em locais específicos e uma série de informações políticas que são obtidas via GPS. Esse projeto amplia a visão das pessoas sobre os civis quanto ao estabelecimento do poder via dominação tecnológica e traz uma noção da realidade da guerra nos tempos atuais.

Rachel Rosalen e Rafael Marchetti
Brasil
SOCKET SCREEN
Data de criação: 2011
http://socketscreen.net

SocketScreen é uma plataforma onde o público interage diretamente na criação audiovisual por meio de aplicativos para celulares smartphones. O público que acessa o aplicativo é convidado a escrever palavras-chave. Essas palavras são utilizadas pela plataforma para buscar na internet, em tempo real, imagens relativas a elas. Além de enviar as palavras-chave, o público pode enviar suas próprias imagens. O trabalho é parte de uma intervenção coletiva, só funcionando a partir desses envios.

Rachelle Viader Knowles
EUA
FORMER RESIDENT
Data de criação: 2006 (em agosto de 2007, foi incluído o projeto Helsinki)
http://uregina.ca/rvk/frp/
Este projeto explora a cidade pelo viés de moradores temporários, pessoas que não vivem há muito tempo neste lugar e que estão de passagem pela cidade, mas que passam uma história especial em determinados lugares e contam suas memórias neste site. O projeto é interativo e consiste em descrever um momento especial da vida de um residente casual, na cidade de Brooklyn e Helsinki. Essa história é então anexada no mapa virtual da cidade, como também impressa e colada no local físico onde aconteceu. 

Rogelio López Cuenca e Tupac * Caput
Espanha
LIMA I (NN) MEMORIAM
Data de criação: 2001
http://www.lopezcuenca.com/lima/index.html
I (NN) MEMORIAM é uma obra do artista Rogelio López Cuenca no âmbito de um projecto de investigação realizado em 2001 em conjunto com o coletivo de artistas Tupac * Caput. Este projeto realiza um mapeamento da cidade de Lima, marcando determinados locais e mostrando um caminho turístico. Estas localizações no mapa são aquelas em que ocorreram  histórias de mortes devido a atos de violência levados a cabo durante os últimos 30 anos. Este projeto tem como objetivo manter conscientes os problemas de racismo, a injustiça, o terrorismo e o abominável papel do Estado nas últimas décadas, com poucas exceções. Mapas impressos deste percurso foram distribuídos pela cidade.

Konstatin Danilov, Denis Averyanov, Ivan Malakhov, Kim Köster and Tobias Starke 
Russia, Alemanha, Bielorussia
RADIATING PLACES
 Data de criação: 2006
(Página atualmente indisponível)
Disponível atualmente em:
O projeto busca documentar a catástrofe radioativa ocorrida em 1986 em Chernobil. Em 2006, vinte anos após o acidente, artistas foram até esta cidade registrar os lugares isolados do contato humano, por conter uma forte carga radioativa ameaçando a vida local. Os registros foram obtidos via fotografias, vídeos e áudio. O site se propõe a documentar o espaço e a dialogar, em linguagem poética, o trágico evento acontecido. Também inclui um vídeo em preto e branco, de impactante pelo uso da câmera na mão e pelo áudio sinalizando o terror naquela região. É um site exposicional, uma obra fechada.

Giselle Beiguelman
Brasil
ESC FOR ESCAPE 2.0 

Data de criação: 2013
http://desvirtual.com/escape2.0/


Webdocumentário sobre o mundo das mensagens de erro que iniciou em 2000 como fórum, se tornou um projeto cross media em 2004 e está sendo reeditado no contexto da web 2.0 para a Bienal Interncional de Curitiba 2013. Para participar, o espectador deve enviar “seu erro”. Qualquer erro é válido, desde os ocasionados pela internet quanto por computador, telefone, DVD player e até caixa-automático.

I LV YR GIF (APP PARA IPHONE E IPAD
Data de criação: 2013

http://desvirtual.com/ilvyrgif/

I Lv Yr GIF (I love your gif), é um projeto baseado na cultura da primeira net art, produzido inteiramente com gifs animados coletados em coleções pessoais de artistas como Jimpunk, Marisa Olson e Superbad e uma série de Tumblrs, que foram manipulados pela artista em suas funções e tamanhos. Inspirado pelos recursos de pinça e zoom do iPad, aqui o low-tech rima com Wi-Fi e mobilidade, remixando o passado e o futuro da internet em um delírio ótico em preto e branco.