Paisagem

Adriaan Stellingwerff
Holanda
ETERNAL SUNSET
Data de criação: 2005
http://www.eternalsunset.net/
Eternal Sunset é um site que persegue um pôr-do-sol contínuo. Por meio de webcams instaladas ao redor do mundo, Eternal Sunset sintoniza a posta do sol continuamente, ao vivo, com as diferentes câmeras espalhadas, uma por cada vez. Dessa maneira, o site interrompe no espaço virtual a seqüência de dias e noites, percorrendo sempre um mesmo momento do dia, independente da hora em que o site é acessado.

Andréa Polli, Chuck Varga e Glenn Van Knowe
EUA
ATMOSPHERICS / WEATHER WORKS
Data de criação: 2003
http://www.andreapolli.com/studio/atmospherics/
Os autores deste projeto interdisciplinar (uma artista, um designer e uma cientista) somam conhecimentos para fazer um trabalho rico em poética e tecnologia. Com as habilidades dos participantes, é feito o trabalho de transformar em sons os dados atmosféricos de quatro altitudes distintas ao longo da costa leste norte-americana. No site do projeto há disponível em mp3 os resultados da mixagem dos sons que são coletados e a possibilidade de interagir com o trabalho em uma interface em flash. Com os sons coletados, o grupo produz performances, intervenções e CDs.

C5 Corporation
EUA
THE C5 LANDSCAPE INITIATIVE
Data de criação: 2001
http://www.c5corp.com/projects/landscape/index.shtml
Iniciado em 2001, Landscape Initiative é composto de uma série de projetos que  utilizam tecnologias como GPS, imagem digital, GIS (Geographic Information Systems) e navegação web para buscar e documentar paisagens. Seja escalando o Monte Fuji ou saindo à procura da paisagem sublime, como é o caso de The Perfect View, o grupo mostra-se sempre equipado de câmeras e medidores que servem para o armazenamento destas experiências em um banco de dados chamado de C5 Landscape Database, que inclusive encontra-se disponível para download no site do projeto.

Chou Kung-shin
Taiwan
ALONG THE RIVER DURING THE CHING-MING FESTIVAL
Data de criação: 2005 - 2006
http://www.npm.gov.tw/exh96/orientation/flash_4/index.html
Along the River During the Ching-ming Festival é um retrato da prosperidade e abundância ao longo do rio Bian em Kaifeng, capital da Dinastia Sung do Norte. O National Palace Museum abriga 7 versões sobre este tema e entre elas a mais fascinante foi pintada por cinco pintores da corte. A obra foi pintada em 1736 medindo 35,6 cm em altura e 1.152,8 cm em extensão. O site em questão é a digitalização e desdobramento deste motivo tão referenciado através das gerações. O panorama da paisagem transforma-se em plano de fundo para o internauta apreciar a pintura e visualizar animações que retratam um pouco do cotidiano das pessoas desta época.

Coletivo Poro
Brasil
AZULEJOS DE PAPEL
Data de criação: 2007
http://poro.redezero.org/azulejos/
Azulejos de Papel foi um projeto que aconteceu entre 2007 e 2011. A ideia foi disponibilizar no site uma série de imagens de azulejos antigos, das quais o internauta poderia fazer o download. Depois de imprimir a imagem em tamanho real (15 X 15cm), o participante fazia uma intervenção com colagem na rua, na sua casa, onde quiser. Assim, o coletivo pediu que as pessoas enviassem fotos das suas intervenções e disponibilizou essas imagens com os dados no site. O projeto já está esgotado, mas as imagens ainda podem ser vistas na referente página.

CARTAZES – Por outras práticas e espacialidades
Data de criação: 2011
http://poro.redezero.org/ver/cartazes/
Desde o final de 2011 o Poro disponibilizou uma série de 13 cartazes para download gratuito no seu site. Os cartazes foram originalmente impressos em serigrafia no formato 70x100cm e afixados em locais públicos pelo grupo. O intuito é, assim como no Projeto Azulejos, que as pessoas imprimam os cartazes e espalhem pelos mais diversos lugares. Esta série vem com mensagens políticas, sugerindo alternativas de pensar o trânsito, os espaços públicos e a vida coletiva em geral.

Cory Arcangel
EUA
SUPER MARIO CLOUDS
Data de criação: 2002
http://www.coryarcangel.com/things-i-made/supermarioclouds
No projeto, o artista Cory Arcangel reprogramou o jogo Super Mario World para Nintendo apagando tudo exceto as nuvens do jogo. O trabalho usa recursos similares ao de hacker pela reprogramação, trazendo imagens que evocam a nuvem e sua simbologia na historia da arte, além de remeter ao Erased de Kooning Drawing de Robert Rauschenberg pela semelhança de processos criativos. O site mostra, em vídeo, o resultado final e ensina o espectador a realizar a modificação em uma fita original do jogo, questionando o papel do artista na obra no momento em que apóia a ideia de “faça você mesmo”.

Elene Tremblay
Canadá
LES LACS
Data de criação: 1993
www.elenetremvlay.com/Lacs.html (Página atualmente indisponível)
No projeto "Les lacs, 1993" a artista seleciona nove lagos, apropriando-se do desenho e da paisagem dos mesmos, utilizando a tecnologia para interferir neles. Desta forma, novas perspectivas dos lagos são criadas. Estes deixam de ser puramente lagos na paisagem e se transformam em texturas de diversas cores e formas. O usuário pode interferir ao escolher texturas e compor paisagens.

Eva Wohlgemuth
Áustria
RIVER CODE
Data de criação: 2004
http://nr00226.vhost2.sil.at/RIVERCODE/index.html (Página atualmente indisponível)
River Code é um projeto artístico elaborado a partir da investigação de um rio. É um trabalho dividido em duas partes: uma delas, um site; a outra, uma proposta on line. A parte "especific site" é as instalações realizadas na represa do rio Saugeen e na Ponte do Património. O rio está precipitando-se através de cinco bloqueios para um nível inferior e na saída de cada um dos bloqueios uma bola (53 centímetros) foi colocada. Estas bolas azuis localizam-se perto onde estão doze lâmpadas em forma de globo, sobre postes de madeira na ponte. Essas lâmpadas foram substituídas por lâmpadas azuis. Dessa forma, as bolas azuis sobre a água dialogam com as lâmpadas da ponte.

Exonemo
Alemanha e Japão
THE ROAD MOVIE
Data de criação: 2005
http://www.exonemo.com/RM/index.html
“The Road Movie” é resultado do trabalho de jovens artistas japoneses e alemães, que realizaram uma viajem de ônibus e resolveram expor na internet imagens captadas deste percurso. O ônibus foi equipado com webcams instaladas para obter imagens da paisagem por onde passavam. A cada 5 minutos de viajem, novas imagens eram captadas e todo o banco de imagens gerado foi transformado em arquivos pdf , que podem ser baixados e impressos para serem montados, tomando a forma de um micro ônibus, como um origami. Consta na página a seqüência de passos para a montagem do ônibus de papel. 

Gilbertto Prado
Brasil
DESERTEJO
Data de criação: 2000
http://www.itaucultural.org.br/desertesejo/
"Desertesejo" é um projeto desenvolvido no programa Rumos Novas Mídias do Itaú Cultural, em São Paulo, que consiste em um ambiente virtual interativo em VRML, com a participação simultânea de até 50 pessoas. A obra explora poeticamente a extensão geográfica, as rupturas temporais, a solidão e a proliferação de pontos de encontro e separação. Ao entrar no ambiente virtual, o visitante encontra uma caverna onde do teto caem pedras. Ao clicar sobre uma pedra, a pessoa é transportada – como pantera, serpente ou águia – para um novo ambiente. Ela poderá depositar a pedra num dos montes existentes, criando um sinal dos passos do viajante e pegadas para usuários futuros.

Giselle Beiguelman
Brasil
GLITCHED LANDSCAPES GAMES
Data de criação: 2013
http://desvirtual.com/canvas/indexd.html
O site mostra uma tela quadriculada com um botão Start Game no meio e um contador zerado na parte superior direita. Ao clicar no botão, aparece um quebra cabeça da Ponte do Brooklyn, em Nova Iorque. Este quebra cabeça é constituído por vídeos em vez de imagens estáticas. Conforme o tempo passa, mais difícil o jogo se torna, pois ruídos e mudanças de cores interferem o jogo, dificultando a visão das imagens. O site ainda está em construção.

PAISAGEM 0
Data de criação: 2002
http://paisagem0.sescsp.org.br/ (Página atualmente indisponível)
Web Paisagem0 é uma máquina de samplear que permite a produção de visões do Brasil a partir da mixagem de todos os sons, imagens, vídeos e textos de seu banco de dados. O site disponibiliza ao internauta as mixagens feitas pelos espectadores organizadas por: causos, coisas do Brasil, ideias do Brasil, reciclagens, lugares, construções, personagens, flora e fauna e símbolos nacionais. Na seção “mixer” há uma porção de fotos, vídeos, sons e musicas para o internauta produzir mini clipes que remetem a cultura e história do Brasil.

Gustavo Romano
Argentina
AZUL CIELO Y BLANCA
Data de criação: 2007
http://www.findelmundo.com.ar/azulcielo/index.htm
Uma webcam fica apontada para o céu 24hs. No meio da imagem presente, o artista coloca uma faixa de pixels branca para que a composição fique próxima a da bandeira da Argentina. O último registro foi feito em 2008. O resultado são bandeiras da Argentina em diferentes gamas de azuis.

PIEZA SONORA PARA SER CAMINADA
Data de criação: 2003 - 2004
http://www.findelmundo.com.ar/fintro21.htm e
http://www.findelmundo.com.ar/psonora/instalacion.htm (documentação do processo)
O site mostra uma fotografia de calçada e diversos sons coletados no local onde a foto foi tirada sobrepostos. O procedimento do artista foi escolher um lugar aberto, registrar o som produzido pelas pessoas e demais coisas que transitavam pelo lugar, escolher um horário de maior movimento,  fotografar a calçada, gravar o som por cinco minutos correspondente a cada metro quadrado do piso selecionado, sobrepor as gravações de som e mostrar a fotografia do piso.

International Artists’ Collective
Manifest.AR
Data de criação: 2012
http://manifestarblog.wordpress.com/manifestar-zero1-biennial-2012/
 
O coletivo apresenta uma diferenciada forma de publicar arte, acompanhando os novos meios em que a arte se insere. Pensando em questões históricas e econômicas, cada artista propôs uma intervenção virtual em localidades da região do Vale do Silício, dentro da programação da Bienal Zero, nos EUA. Os trabalhos são feitos a partir de fotos que os artistas fizeram de localidades escolhidas, acompanhadas de textos e vídeos. As obras são disponibilizadas no site. Para quem passa pelas localidades escolhidas, também é possível fazer uma leitura das imagens por meio de um aplicativo para iPhone ou Android ou leitor de código livre app – assim, o expectador visualiza a obra “ao vivo”.

Keiko e Mona Tanaka. Versão XP: Samuel Lagos
Espanha
ICONS FACTORY
Data de criação: 2004
http://www.iconsfactory.com/index2.html (Página atualmente indisponível)
O site disponibiliza ícones e papéis de parede para a área de trabalho com o tema Praia Paradisíacas. Os ícones são de resíduos que se encontram na praia com freqüência: embalagens, sacos, bisnagas de bronzeador, etc. Eles substituem os ícones tradicionais dos atalhos. Trocam, por exemplo, o ícone dos Meus Documentos, imagem de um arquivo, por uma de chinelo velho. O resultado final da área de trabalho é uma praia paradisíaca poluída por resíduos deixados pelos visitantes. O projeto tenta conscientizar as pessoas para o uso adequado da praia.

Michael Takeo Magruder
Inglaterra
DATA_SEA
Data de criação: 2009
http://www.takeo.org/nspace/ns030/
O site cria um ambiente de realidade virtual com aspecto astronômico. Cada estrela, planeta e linha de percurso desses objetos representa um dos milhares sistemas de comunicação (canais de rádio, televisão e internet). Então, com base em um mapa astronômico das estrelas Hipparcos e uma catalogação dos meios de comunicação, é criado um ambiente virtual (VRML) por onde o internauta pode navegar e ouvir uma miscelânea de sons sobrepostos produzidos por esses sistemas de comunicação em tempo real. 

Stephen
Japão
KYFUNG01
Data de criação: 2006
http://61226.com/share/hk.swf
Ao entrar no site, presenciamos uma imagem de Hong Kong. Passando o mouse sobre a imagem, surge um cursor com as horas do dia, que se modificam com o movimento do mouse (para baixo ou para cima). Ao passar das horas, a imagem vai se transformando com as matizes de luz que cada hora proporciona até o anoitecer e as luzes dos prédios tomam o lugar do sol. O trabalho lembra as paisagens impressionistas ao mostrar uma imagem que, do mesmo ângulo sempre, muda completamente de acordo com a direção e intensidade da luz.

Susan Collins
Inglaterra
FENLANDIA
Data de criação: 2004
http://www.susan-collins.net/fenlandia
O trabalho consistiu, durante dois anos, em uma coleta de imagens das paisagens de três lugares via web-cam. Estas são captadas em uma velocidade de um pixel por segundo, sendo que cada frame leva 21h33min para ser completo. É explorada a relação entre paisagem, tempo e tecnologia sendo que as imagens que são captadas em um processo semelhante à fotografia. São fotos verídicas e não manipuladas. É como se atualizássemos os estudos de Monet sobre a luz e transformássemos em imagem numérica.

Susan Alexis Collins
Reino Unido
SEASCAPE
Data de criação: 2009
http://www.susan-collins.net/seascape
Entre março e outubro de 2008, foram deixadas cinco câmeras instaladas na costa de Whitstable até Southampton, no Reino Unido - de leste a oeste, enquadrando a paisagem do mar com a linha do horizonte centralizada. Em Seascape pode-se assistir às modificações das cinco paisagens em tempo real ou através da linha de tempo que o site oferece, na qual se indica a data e o horário. São cinco fragmentos de uma paisagem contínua com algumas diferenças entre cada ponto onde foram instaladas as câmeras. 

Whitney Museu
SUNRISE AND SUNSET
Data de criação: 2009
http://whitney.org/Sunset?sunset_number=1
Museu Whitney propôs à artistas que fizessem intervenções no site do museu com a temática do pôr do sol e do nascer do sol. A ideia é que cada vez que um internauta abrir o site nos horários de nascer e de entardecer, além de acessar as informações que o site do museu oferece, ele assista a uma intervenção visual elaborada pelo artista convidado. No site, o internauta é orientado a acessar em horários específicos para visualizar a intervenção. Os trabalhos já realizados ficam registrados como arquivo no site. 
Davide Terenzi e Lorenzo Fonda
Itália
THEIR CIRCULAR LIFE - An exploration about human behavior
Data de criação: 2001 - 2002
http://www.theircircularlife.it/frameset.htm
Trata-se de um site em flash que mostra as imagens e os sons de um dia em um ponto fixo de uma cidade da Itália. São cinco os pontos de vista distribuídos em duas cidades: Veneza e Modena. O tempo de apresentação das imagens pode ser comandado pelo usuário e fica visível a relação entre o tempo e os hábitos da comunidade.

Diane Bertolo
EUA
today.get Date ( )
Data de criação: 2002 - 2006
http://www.dianebertolo.com/daily/archive.html
A proposta de today.get Date ( ) é como a de um diário, em que a artista publica duas imagens por dia: uma refere-se ao computador, a imagem é retirada da própria tela “de dentro da caixa”, como diz a autora; a outra é retirada do “mundo real”. As imagens são justapostas e estão visualmente relacionadas. Diane Bertolo articula texturas da fachada de um prédio, por exemplo, com o layout do desktop do computador; O projeto foi concebido em 2002, mas somente em 2006 a artista pôde concluir a proposta de realizá-lo durante um ano exato. 

Don Relyea
DYNAMIC WEBCAM SATELLITE ART STUDIES
Data de criação: 1996
http://www.donrelyea.com/dynamic_art01.htm
Este site permite escolhermos várias opções de imagens (Rússia, Estónia, Noruega, Itália e outros). Depois de selecionar uma opção, ele exibe uma imagem de satélite que se renova a cada espaço de tempo. A partir disso:
- O internauta não tem qualquer ação. As imagens do satélite são coloridas pelas regiões, com diferentes texturas.
- Há também uma opção para o internauta interagir com a web clicando na imagem. Assim se pode ver como essas cores e texturas surgem ao acaso, sendo que cada vez que o usuário clica, a imagem de satélite se modifica.

Doug Rickard
AMERICAN SUBURB
Data de criação: 2011
http://www.americansuburb.com/ (Página atualmente indisponível)
Doug Rickard se dedicou a "fotografar" paisagens marginalizadas, que pareciam um dia ter sido o projeto de um lugar mais "glamouroso", mas que ruiu. Utilizando o Google Street View, o fotógrafo percorreu quilômetros no território norte-americano por meio da internet. As imagens captadas mostram um pouco do que se entende hoje como a "decadência do sonho americano". Ao percorrer tais imagens no site, o internauta tem a impressão de solidão e esquecimento, ao som constante da estrada.

Joseph Lefèvre e Martine Koutnouyan
França
AU BORDE DU FLEUVE
Data de criação: 2003
http://turbulence.org/Works/lefevre/index.htm
Essa é uma viagem fluviária interativa. Utilizando recursos de animação do flash, o usuário percorre o site de maneira livre, abrindo novas janelas de navegação, fazendo percorridos de diferentes formas. O site indica localizações geográficas, que levam a imagens exclusivas das viagens de barco dos artistas nos rios.

Jugop Nakamura
Japão
ECOTONOHA
Data de criação: 1996
https://www.ecotonoha.com/ecotonoha.html
Ecotonoha é um projeto para elaborar uma árvore virtual e, ao mesmo tempo, contribuir com o meio ambiente para combater o aquecimento global do planeta. Uma corporação (NEC Corporation) se compromete a plantar uma árvore real à medida que o internauta vai colaborando para a criação da árvore virtual. Qualquer pessoa que acessar o site pode ajudar a construir a árvore criando folhas que são feitas de mensagens enviadas por pessoas dos mais variados idiomas.

Lucas Bambozzi
Brasil
POSTCARD
Data de criação: 2000
http://www.comum.com/diphusa/postcards/#
Site produto de uma instalação feita pelo artista, onde vídeos da vista a lugares que são tema de cartões postais eram projetados sobre o próprio cartão comprado pelo artista. O site abre com a imagem do verso de um cartão postal e abaixo deste, imagens com links. Ao de clicar neles, abre em nova janela um vídeo feito pelo artista, onde ele filma primeiro o cartão postal e então ao tirar o cartão da frente da máquina, apresenta-se o cenário no qual ele está, que é o mesmo cenário do cartão em questão. O trabalho reflete questões de identidade de um local, simulação de cenários turísticos e memória de viajantes.

Nurit Bar Shai
Israel
FUJI – A experiência sagrada do longínquo
Data de criação: 2009
http://turbulence.org/Works/FUJI/
Nesse projeto, inúmeras webcams que transmitem imagens do monte Fuji, no Japão, são conectadas. O site apresenta em uma única página um quadro que apresenta variadas imagens do mesmo local. O objetivo é colocar em perspectiva o envolvente imediatismo e a enorme variedade de transmissões ao vivo via Internet, bem como a crescente necessidade de conexão com sujeitos distantes, porém reais. Essa nova maneira de socializar vem alterando nossa vivência do espaço que, invariavelmente, passa a 'existir' por meio de imagens.

Plataforma Multiusuário Estação Carijós
Brasil
MAR MEMORIAL DINÂMICO
Data de criação: 2007
http://www.tecnologiadormente.com
O site apresenta um mapa da Estação ecológica Carijós, em que o internauta é convidado a navegar pelo manguezal. Esta navegação se dá por meio das setas do teclado ou pelo mouse. O objetivo foi delinear as dificuldades técnicas da plataforma multiusuário e do sistema embarcado, com as micro-estações de sensoriamento e as 19 letras que encapsulam as "Tags", RFID (Radio Frequency Identification). Foi realizado para esta etapa, um vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=4yz2wPT_0XQ,link não mais disponível) com dados recolhidos da Internet do Googleearth e das capturas.

Rafael Lozano-Hemmer
Canadá
OPEN AIR
Data de criação: 2012
http://www.openairphilly.net/
Em Open Air foi possível os internautas coordenarem 24 holofotes instalados numa praça da Filadélfia, por meio da gravação da própria voz. Com o auxílio de um software desenvolvido por Hemmer, o volume e frequência da voz das pessoas que gravaram falas no site coordenavam o movimento dos holofotes na praça. De 20 de setembro a 14 de outubro de 2012, os céus da Filadélfia se iluminaram através de estímulos digitais. Assim como em Vectorial Elevation de 2010, o artista propõe uma alteração na paisagem noturna habitual de uma cidade por intermédio de comandos digitais online.

VECTORIAL ELEVACTION
Data de criação: 2010
http://www.vectorialvancouver.net
Site interativo onde os internautas são convidados à fazer esculturas de luz virtuais a partir de coordenadas vetoriais em um ambiente second life. A cidade usada como cenário pra abrigar as luzes é Vancouver. O internauta pode criar uma escultura ou simplesmente visualizar a participação de outros participantes. Além de Vancouver, outras cidades, do México, França e Irlanda, participaram. O projeto teve versões físicas: grandes instalações/intervenções com lâmpadas potentes realizadas em várias cidades.

Rodrigo Moreira
Brasil
PAISAGENS EMOCIONAIS
Data de criação: 2013











O projeto é um website, mais uma série de postais impressos a jato de tinta sobre papel. A obra funciona como um diário de viagens fictício representando lugares escolhidos aleatoriamente no mapa mundi. Para criá-lo, o artista rastreou o movimento do mouse com auxílio de um software durante oito horas no período de trabalho. Logo depois, sobrepondo a imagem gerada pelo software ao mapa mundi, identificou os pontos de maior atividade e os transferiu para o mapa, localizando as cidades e regiões no mundo real. Em cada ponto, marcado no Google Maps, criou um relato sobre aquele lugar após uma rápida pesquisa sobre informações básicas e imagens do local. Ao abrir o site, o usuário pode clicar em um ponto escolhido que o levará para a página do local correspondente onde surge uma imagem com uma breve descrição. Utilizando relações iniciadas no ambiente virtual com o objetivo de traçar uma imagem do mundo real, o trabalho é uma tentativa de entender aquilo que o artista só toma conhecimento e contato graças às possibilidades trazidas pela internet e suas ferramentas. Em cada destino escreve uma história de improváveis cores e inapreensíveis sensações enquanto planeja a próxima viagem.

Vera Bighetti
Brasil
CO2 NSCIENCE
Data de criação: 2007
http://www.artzero.net/conscience/index.htm
O projeto consiste em uma série de trabalhos, disponíveis no site, relacionados ao aquecimento global e emissão do CO² na atmosfera. Há uma série panorâmica de paisagens naturais em flash e um blog (http://galerianoema.typepad.com/co2nscience/)que discute as transformações ambientais por meio dos pontos de vista das artistas. Esta questão também é desenvolvida dentro da plataforma do Second Life, com a proposta de questionar até onde estamos engajados na tomada de uma nova posição frente a esta questão do mundo real dentro de um mundo virtual.

Michael Aschauer
RIVER STUDIES
Data de criação: 2009 – 2012



Na mesma ideia de dois projetos mais antigos, DANUBE PANORAMA PROJECT e FILE.NILE : THE NILE STUDIES, Aschauer se propõe a fazer um percurso visual sobre diferentes rios do mundo. Destacando a importância dos rios como catalizadores para a criação de cultura, o artista pesquisa a paisagem geográfica e cultural de grandes rios, tais como Ganges, Nilo, Danúbio, Bramaputra e o estreito de Bósforo. Para tal, usa uma câmera de captura de linha de varredura que percorre toda a extensão dos rios, dentro de um barco. No site, o espectador percorre o rio como dentro de um barco.

DANUBE PANORAMA PROJECT
Data de criação: 2005
http://www.danubepanorama.net/
É o percurso por toda extensão do rio Danúbio com registros feitos a partir de novas tecnologias: fotografias panorâmicas sequenciais e dados cartográficos. No site é possível visualizar continuamente toda a paisagem do rio, com informações de latitude e longitude. Desde que fora uma das fronteiras de longa data do Império Romano, o Danúbio nunca teve como função mais importante a de ser uma rota de comércio ou transporte. Ele funciona como uma fronteira: não apenas conecta, mas separa e é esse valor simbólico-histórico que move essa pesquisa fotográfica.

FILE.NILE : THE NILE STUDIES
Data de criação: 2006
http://www.nilestudies.net/
Prosseuindo o trabalho do Rio Danúbio, Michael Aschauer continua a proposta no Rio Nilo, com os mesmos formatos de apresentação de webarte do projeto anterior. A motivação para a realização deste trabalho está no papel crucial deste rio como uma tábua de salvação do Egito Antigo desde a civilização egípcia até hoje. O Nilo desempenha um papel essencial econômico, político e cultural nos 10 países por onde ele flui.